Filosofia Elementar

DESCRIÇÃO:

Alécio Vidor



Na disciplina de Filosofia Elementar, o objetivo a ser alcançado será o de esclarecer o fundamento do saber verdadeiro, e para isso é indispensável especificar os temas referentes à essência do ser humano, porque a natureza humana é o centro de convergência e de projeção de todo o conhecimento produzido pelo homem.
A Psicologia pressupõe a luz da Filosofia Elementar ou Perene porque esta elucida a essência originária do humano, que dá a base do saber. Já a Psicologia, por sua vez, tem como tarefa indicar como o homem deve pôr-se em progressiva adequação ao próprio ser ou essência. A Filosofia indica o que é o homem e a Psicologia aponta como ele deve construir-se para tornar-se pessoa humana.
O ser revela-se para o homem numa compreensão antropocêntrica e, portanto, todo o conhecimento científico necessita estar em nexo com a identidade do ser humano. Ser e saber, ciência e essência devem estar em comunhão. A verdade do conhecimento depende do homem verdadeiro. O valor do saber deriva do valor do ser, para que o conhecimento não se transforme em mera opinião sem fundamento real.
Quando o modo de agir é distônico e dissociado da luz projetada pelo intelecto que lê a variação da identidade do ser humano, a ação ou comportamento ético procede em regressão e constrói a progressiva consumação da existência. O agir ético tem que estar em função do aperfeiçoamento do ser em evolução e da manutenção sadia do mesmo.
É a identidade do ser que formaliza a verdade do saber e o saber, sendo luz do ser, serve de critério para agir em progressivo aperfeiçoamento da existência. O ser, o pensar e o agir devem manter-se em coerência para que a existência seja construída segundo a forma humana.
Esta disciplina aborda a relação e o nexo entre Filosofia, Psicologia, Ciência e Ética Humana.


CAPÍTULOS:
1 - Fundamentos da Verdade;
2 - Filosofia & Psicologia;
3 - Filosofia & Ciência;
4 - Filosofia & Ética;
5 - Filosofia & Ser Humano;
6 - Ecologia Antropocêntrica.